1º Estágio Nacional de graduados KPS

Decorreu no passado fim-de-semana o I ESTÁGIO DE GRADUADOS KPS, nos Bombeiros Voluntários de Caneças em Caneças, com a presença de 40 Participantes Graduados.

Este I Estágio decorreu de acordo com as expectativas do Conselho Técnico da KPS, que esteve na sua totalidade presente: Kiyoshi José Chagas, Mestre Alfredo Henriques, Mestre Cristina Mendes, Mestre César Olival e Mestre José Lemos, onde os Graduados presentes, de uma forma empenhada acompanharam, todos os módulos que foram apresentados.

A 1ª Intervenção esteve a cargo da Sempai Joana Mendes, Aluna de Psicologia, no ISCTE, em Lisboa, que apresentou um trabalho sobre Psicologia do Desporto, do qual destacamos: a importância do psicólogo junto dos atletas de modo a aumentar a sua capacidade Motivacional permitindo que estes atinjam os objectivos a que se proposeram, bem como a responsabilidade do papel do treinador como formador de pessoas acima de tudo e seguidamente de professor, mestre, junto dos Alunos, Além destes, muitos outros aspectos foram apresentados, com o objectiivo de chegar aos Instrutores, uma ajuda para o seu trabalho no Dojo com os Alunos.

No Modulo seguinte o nosso Director Técnico Kiyoshi José Chagas, apresentou um trabalho “Do Tradicional (Dojo) / ao Competitivo”, onde os presentes, tiveram a oportunidade em Teoria e na Prática poderem, concluir que são mais os elementos que os unem do que aqueles que os separam, assim o Aluno, tenha a compreensão correcta do seu Treino no Dojo.

Passou-se ao 3º Modulo Kyusho onde o Sempai Pedro Veloso, fez uma breve apresentação do Kyusho e passou-se à prática de exercicios de modo a ser mais perceptivel a aplicação do mesmo como complemento ao Karate dando um outro sentido às técnicas e ao Bunkai dos Katas.

De seguida o Mestre César Olival apresentou e desenvolveu o tema sobre o “KI – A energia interna” onde após uma introdução inicial passou-se à prática de alguns exercícios de relaxamento por forma a permitir um melhor fluxo do KI pelo corpo.

Foi muito interessante verificar o poder e a capacidade de cada um de nós neste tipo de informação a qual é sem dúvida um bom complemento para o exerciso Fisico e Mental para o Treino de Karate.

Por último o Mestre Alfredo Henriques, falou sobre a massagem oriental Shiatsu, e todos os presentes tiveram a oportunidade de aplicar a mesma num exercício com parceiro.

Por fim, seguiram-se os pré-exames de Dan, sob o olhar atento do Conselho Técnico da KPS.

De um modo Geral a opinião unanime foi que este I Estágio foi muito produtivo e é realmente um evento a repetir.

É pretensão do Conselho Técnico da KPS, num próximo Estágio termos a oportunidade de apresentar matérias diferentes, aproveitando o conhecimento pessoal dos nossos Instrutores.

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s